Como responder uma reclamação no Reclame Aqui?

É certo que mais dia ou menos dia isso pode acontecer com a sua empresa. Você abre o email e “BUM”: uma reclamação no site Reclame AquiMesmo com a Blueberry, que é uma empresa que trabalha com mais de 500 clientes satisfeitos e é certificada pelo Google Brasil, pode acontecer. E aconteceu.

Quem é nosso cliente sabe que não trabalhamos com contrato e sim com RESULTADOS, ou seja, você pode cancelar o serviço a qualquer momento já que o nosso foco é  a satisfação, qualidade e resultados de todos os nossos clientes e parceiros. Um fator crucial quando isso acontece é o tempo de resposta. E por isso, estar antenado a tudo que acontece e falam da sua empresa na internet é muito importante. Você precisa ser ágil e ao mesmo tempo analisar o caso, tentar o contato com o consumidor e chegar a uma solução. Se errou, peça desculpas e apresente se possível a sua nova proposta com um prazo.

Jamais pense em algo como “solução a qualquer custo” ou tente dar presente/mimos. Isso só vai piorar a situação. Se a reclamação foi injusta (como aconteceu aqui), você sabe do potencial da sua empresa e sabe principalmente como responder com argumentos sólidos e válidos para invalidar o argumento do reclamante. E foi isso que fizemos.

No caso desse cliente em específico, a reclamação da Blueberry foi respondida pelo próprio CEO da empresa já que o cliente já tinha passado internamente por todos os setores competentes da empresa.
Mas se você recebeu uma reclamação sem “aviso prévio”, recomendamos que o setor responsável da empresa faça a réplica. (geralmente o SAC ou setor de atendimento).

Prestem atenção em outros detalhes que fazem a diferença na resposta:

  • Foque a solução
  • Seja rápido (principalmente no primeiro contato)
  • Oficialize a resposta pelo canal acionado
  • Explore o contato telefônico para reverter o consumidor
  • Seja objetivo na resposta por escrito

E lembrem-se: nunca perca a chance de transformar um problema em oportunidade. 😉

PS: Clique neste link se você quer saber como tirar seu site do Reclame Aqui.

Participe da Lista VIP

Aprenda todas as principais técnicas descobertas pelo nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

    Nós não enviamos spam. Desinscreva-se quando quiser.

    Powered By ConvertKit
    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn
    Share on whatsapp
    WhatsApp

    Comentários