Para saber como anunciar pela Internet, é preciso pesquisar para que tudo saia com o melhor resultado possível, e lhe gere bons frutos. Cada vez mais empresas estão descobrindo essa forma de divulgação, que quando bem feita, faz com que dê um bom retorno rapidamente. Mas é preciso saber como fazer e montar as estratégias para que o marketing online seja bem sucedido, não basta ter um site para anunciar o seu negócio, é preciso fazê-lo com objetivo.
Quando a intenção é atingir as pessoas certas, especialmente um determinado segmento de público, normalmente há evoluções em pouco tempo. E existem maneiras de fazer isso sem gastar muito dinheiro, com nenhum ou pouco investimento inicial. A seguir, falaremos sobre o que os especialistas recomendam em um site para anunciar de maneira satisfatória.
Site para anunciar na internet – como fazer?
Existem uma série de fatores que combinados podem ser benéficos em um site para anunciar empresas e serviços. Um bom começo é ter um site próprio, que tenha uma boa apresentação e fale sobre a atuação da instituição. É essencial que a página tenha algumas informações básicas sobre a empresa, como quais são os produtos e serviços oferecidos, como entrar em contato (telefone, e-mail e endereço físico, se houver) e qual o ramo de em que atua. Concentre os seus esforços aqui e veja os resultados!
Uma dica é não usar textos longos demais, tudo deve ser bem claro, simples e objetivo. Para que o site alcance boas posições no Google, é interessante ter publicações, como artigos e matérias jornalísticas, de assuntos ligados à área de atuação da empresa. Evite usar termos técnicos, deixe tudo mais “clean”. É fundamental que o site tenha um bom design e uma boa arquitetura da informação, que consiste em localizar os itens rapidamente dentro do site, com uma interface de navegação amigável. Verifique se ele carrega rápido, pois a lentidão pode fazer com que os seus clientes desistam de conseguir mais informações.
É preciso pensar nos diretórios. Vá ao Google e faça uma busca colocando a área da empresa junto com o endereço, como “supermercado na Avenida Angélica”, e o resultado normalmente é de sites como o Kekanto, Apontador e Google Places, que são muito utilizados para quem procura serviços perto de casa, no bairro em que está ou próximo do trabalho. Então, dessa forma, fazer o cadastro do seu negócio nesses sites é fundamental para que você tenha bons resultados nessas buscas.
Não deixe de cadastrar os contatos e os números de telefone, e se a empresa tiver mais de uma unidade, informe também. Faça uma boa descrição das suas atividades, coloque fotos e até vídeos, se assim preferir. É interessante também o depoimento de outros clientes que estejam satisfeitos com os serviços prestados. Também é possível comprar anúncios, que são os links patrocinados, que costumam ficar próximos aos resultados das pesquisas. Para ter bons resultados, é válido comprar palavras-chave que tenham a ver com o que é oferecido.
O link patrocinado faz a sua cobrança de acordo com o número de cliques recebidos, e dessa forma, é possível saber qual a localidade das pessoas que fizeram esses cliques. Assim sendo, é possível impedir gastos com pessoas que jamais chegariam à loja física. Devemos ainda salientar que o valor cobrado varia conforme as palavras-chave escolhidas, e algumas podem ser mais caras do que outras, e essa escolha deve ser feita com cuidado, tanto para atrair novos clientes quanto para que não ultrapasse o orçamento. Buscadores como o Bing, Yahoo! e Google cobram um valor mais alto pelas palavras que são mais buscadas. Por isso, precisam ser bem escolhidas para fazerem parte de um site para anunciar empresas.
Quais as dicas para que os anúncios deem certo?
As redes sociais, hoje em dia, são um prato cheio para quem quer fazer anúncios pela internet. Da mesma maneira que os sites de busca, o Facebook também coloca anúncios nos cantos de suas páginas, direcionando a alguns públicos em específico. Outra opção é dar um up nas publicações na fan Page do Facebook, e consiste em aparecer na linha do tempo de vários clientes em potencial, mesmo que eles ainda não tenham curtido a página. Para utilizar desse recurso com êxito, dá para selecionar as pessoas que receberão o anúncio através de alguns critérios, como sexo, idade, grupos de interesse, cidade, etc.
É importante que essas postagens sejam interessantes o suficiente para chamar a atenção desses clientes em potencial, para que tenham a curiosidade de conhecer melhor. Os posts pagos são cobrados a partir do número de visualizações, e não por cliques, como é o caso dos links patrocinados. Assim sendo, dá para definir melhor o site para anunciar a sua empresa.
Outra sugestão é usar o remarketing, que consiste em tentar se comunicar com pessoas que mostraram algum tipo de interesse pelo seu negócio. Com a utilização dessa tecnologia, conseguimos ver quem acessou o site e onde acessou, e dessa forma, é possível introduzir ofertas e mensagens através das redes sociais ou sites com parceria com o Google. Assim, você demonstra interesse por pessoas que tiveram algum interesse pela sua marca, e pode trazê-las como clientes.
Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio, pois a boa intenção pode ter o efeito contrário. Muitas pessoas ficam irritadas com mensagens persistentes do Facebook e banners demais, por isso, tome cuidado para não ser invasivo. Se coloque no lugar do cliente e pense em como ele gostaria de um site para anunciar o seu negócio.
Para saber ao certo como agir, em qual dos itens focar melhor, é necessário saber qual a sua meta. Pode ser que você queira: obter a melhoria das vendas, mais ligações, mais tráfego, tornar a marca mais conhecida, melhorar a imagem da marca, etc. Depois de definidos os objetivos, é só focar onde for necessário.
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