Será que vale a pena anunciar no Instagram?
Certamente, se você trabalhar com estratégias de mídias sociais, deve estar sempre em busca de locais referências para anunciar.
É inegável o poder das redes sociais na atualidade, no entanto, é preciso escolher a correta para colher bons resultados e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.
São inúmeras as redes sociais do momento, porém podemos definir 3, como principais, são elas:
Nós, da Blueberry, queremos lhe ajudar a entender se, realmente, vale a pena anunciar no Instagram!
Podemos começar?
Dados sobre o Instagram
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos tempos. Com uma aceitação por parte do público bastante alta e com aumento de usuários muito grande após a compra pelo Facebook.
Esse ano, 2017, em um comunicado oficial, eles anunciaram que bateram o record de usuários ativos. O número é invejável: 700 milhões mensais.
Claro que se você fizer um comparativo com outras plataformas como o WhatsApp ou o Messenger do Facebook, vai perceber que seus números não são tão volumosos, afinal, são 1,2 bilhões e 1,8 bilhões, respectivamente.
O que chama a atenção real para o Instagram é que é uma plataforma muito nova e com um potencial de crescimento a ser explorado ainda muito grande.
Segundo o próprio Instagram, o que surpreendeu a todos foi que em dezembro de 2016, eles contavam com 600 milhões de usuários ativos e que em pouco menos de 6 meses, mais 100 milhões passaram a integrar esse ambiente diariamente!
Isso deixa muito claro que a população tem usado a plataforma, logo se há possibilidades de imprimir sua marca e de captar clientes por ali, seu negócio precisa se fazer presente.
Será que anunciar no Instagram é interessante para meu negócio?
Essa é uma das perguntas mais bem colocadas, principalmente, se você nunca anunciou nessa plataforma.
A primeira ação que você precisará tomar é com relação a sua estratégia de marketing, afinal será necessário saber se o canal é relevante para o público-alvo que pretende atingir.
Você pode estar se perguntando:
- “Então, o que devo fazer?”
Para começar, trace o perfil das personas de seu negócio que seriam aquele “cliente ideal” que você pretende atingir. Feito isso, você terá que descobrir quais são as redes sociais que essa persona mais utiliza.
Ao descobrir que seu público está presente também no Instagram será o momento de traçar a estratégia de como apresentar esse conteúdo para eles.
Certamente, já deve ter percebido que o Instagram tem um apelo muito mais visual, ou seja, as pessoas não entram ali para ler um conteúdo e, sim, para ter contato com alguma imagem. Sua estratégia de marketing digital precisará estar baseada nisso.
Não é correto trabalhar uma estratégia única para diferentes tipos de redes sociais, pois isso não vai funcionar. Você acabará gastando dinheiro sem obter o resultado que tanto procura.
Se você precisa de ajuda com as redes sociais de seu negócio, entre em contato com a gente, pois temos sempre a solução ideal que se encaixa em seu modelo de negócio!
Agora, vamos descobrir se, realmente, vale a pena anunciar no Instagram verificando as vantagens que ele pode lhe entregar.
Vale a pena anunciar no Instagram? – As vantagens
Essa é uma das dúvidas mais comuns em quem quer apostar em anúncios em uma nova rede social. Então, será que vale mesmo a pena?
O Instagram, de uma maneira geral, tem se mostrado bastante eficiente no quesito anúncios. Com essa função relativamente nova, se comparada às outras plataformas, até mesmo grandes marcas já fazem a sua utilização, logo se estiver alinhado à sua estratégia e público alvo, sem dúvidas, valerá a pena.
Criamos uma listinha com algumas vantagens de anunciar no Instagram, conheça!
#1 – Envolvimento do público
O Instagram é uma das plataformas que tem o público mais engajado. Por ser de fácil utilização e interação, todos os usuários mostram-se mais abertos a receber novidades e conhecer coisas novas.
Acreditamos ser um dos grandes diferenciais de sua utilização, pois todos que estão ali cadastrados tem uma grande disposição de ver coisas novas todos os dias, não é algo engessado, afinal, eles querem estar antenados com as tendências e lançamentos.
Então, conseguimos enxergar essa rede social como um local ideal para negócios que desejam aumentar o seu alcance. Desbravando novos públicos e, até mesmo, tendo a chance de apresentar seu produto ou serviço para quem ainda não o conhece.
Abrindo-se assim para novas opções de público e até mesmo de segmento de mercado.
# 2 – Comunicação através da imagem
Por mais que você opte por um anúncio pago, a imagem continuará sendo de suma importância para sua estratégia funcionar. Então, ela deve ser usada ao seu favor.
Será necessário entender que a sua imagem será o seu único e principal canal de comunicação com os usuários que pretende atingir, mesmo que você possa usar uma legenda, é necessário que saiba que 80% do sucesso de sua estratégia irá depender da escolha da imagem.
Na hora de planejar o seu anúncio:
- Escolha uma imagem que transmita sua mensagem de forma clara e objetiva;
- Opte por imagens interessantes;
- Monte cenários e enredos, quando necessário.
Tenha em mente que as suas imagens precisarão mostrar o quanto o seu produto ou serviço é atraente e o quando ele fará diferença na vida de seus clientes.
#3- Seu anúncio poderá servir de inspiração
O Instagram tem muito disso. O seu anúncio acabará se misturando às postagens das pessoas que o usuário segue, então, ele poderá servir de inspiração e até mesmo gerar mais conversão, já que se confunde em meio às publicações.
Sabendo disso, você precisa pensar em entregar a mensagem de uma maneira natural e de uma forma que aquele anúncio marque e inspire de alguma forma, entende?
Conseguiu entender as vantagens de anunciar no Instagram?
Ótimo! Agora você precisa saber como fazer um ótimo anúncio no Instagram. Temos algumas dicas que poderão lhe ajudar bastante.
Vamos explicar um pouco sobre isso a seguir.
4 dicas para fazer um ótimo anúncio no Instagram
São tantas as possibilidades e formatos que você deve ficar bastante confuso e sem saber por onde começar, não é mesmo?
Para te ajudar com isso, nós, aqui da Blueberry, que estamos acostumados a criar anúncios no Instagram para os nossos clientes todos os dias, separamos 4 dicas essenciais para que você consiga criá-los com o máximo de qualidade.
Leia com MUITA atenção cada uma delas.
1 – Investir em boas imagens é essencial
Pelo que já falamos até aqui, certamente, disso você já sabe. No entanto, nós queremos que entenda que só uma imagem de qualidade não é o suficiente, será necessário apresentar para seus seguidores cada detalhe do processo, pois isso irá gerar valor.
Vamos supor que você tenha uma marca de camisetas. Criar pequenos anúncios mostrando como é feito a estamparia ou a escolha dos melhores tecidos, pode te ajudar a gerar conexões, afinal, você está apresentando a eles um pouco da intimidade da sua marca, os bastidores, o processo.
2 – Mostre onde você está localizado
Se você tiver um negócio físico ou queria atingir um público de uma certa localidade é muito importante que seja inserido a sua localização real. Essa é uma dica bastante preciosa para quem tem ponto de vendas físico.
Quando você habilita essa informação, qualquer usuário tem acesso fácil a sua localização e pode ir até você.
Outra ação relacionada a localização bem interessante é registrar os eventos, palestras e conferências das quais sua marca participa, isso aumentará sua credibilidade.
3 – Utilização de Hashtags
No Instagram a utilização das Hashtags é bastante importante para aumentar o alcance de suas publicações, porém atenção ao uso exagerado. Muitas marcas e empresas acabam exagerando em seu uso e cometem um erro grande.
Nada de usar termos forçados, opte pela utilização com qualidade, dentro do contexto de seu anúncio e interesse de seu público.
Uma dica importante: Não utilize o nome da sua empresa como Hashtag, pois dificilmente o usuário irá fazer essa busca. Tirando casos de marcas muito conhecidas como Nike, Coca-Cola e etc. Opte sempre por termos relacionados.
4 – Horários ideais para postagem
Quando o assunto são redes sociais, você sempre escutará que existe um horário ideal para postagem, pois os usuários estão mais ativos. Isso também acontece com o Instagram.
De acordo com uma pesquisa bastante recente realizada pela Scup, o horário ideal para veicular seus anúncios durante os dias de semana é das 17h às 18 horas. Nos fins de semana, das 13 às 18h.
Obviamente, você deve fazer alguns testes com relação ao seu negócio, pois isso tende a variar de acordo com o engajamento e o perfil do seu público.
O que podemos verificar com isso tudo que abordamos nesse conteúdo é que vale a pena anunciar no Instagram, desde que você tenha uma estratégia muito bem definida e que seja criado anúncios chamativos que atraiam a atenção de seu público alvo.
Se você está com dificuldades ou precisa de ajuda para realizar essa tarefa, conte com a ajuda da Blueberry.
Será um prazer fazer sua estratégia dar certo!
Venha bater um papo com a gente.
Lhe esperamos.